DIA DE FINADOS ESTÁ CHEGANDO E É NOSSO DEVER DEIXAR O AMBIENTE PRESERVADO PARA QUEM FOR VISITAR AS SEPULTURAS DE ENTES QUERIDOS

Dia dos Finados está chegando, e sempre é importante lembrar dos cuidados com os cemitérios a fim de zelar pelo respeituoso local de visitar as sepulturas e lembrar dos entes queridos. Um dos cuidados mais importantes é com os vasos de flores, para que não acumulem água. O risco é a proliferação de mosquitos, como o mosquito da dengue.

Outros cuidados são importantes, como com a acessibilidade, cuidando para manter em ordem os corredores que levam às sepulturas. A limpeza, com colaboração de todos que visitam, também é essencial para que o ambiente fique o ano todo bem cuidado.

O Departamento de Mobilidade Urbana também lembra que existem normas para construções realizadas nos cemitérios. Essas normas foram criadas há 22 anos, na lei ordinária 471/1996. A lei diz que nenhuma construção pode ser feita sem ter a planta aprovada previamente pela Prefeitura. As únicas obras que não precisam desta aprovação são pequenas construções sobre sepultura e colocação de lápides.

Para monumentos e jazigos, é necessário requerimento do alinhamento à Prefeitura. Quem fizer este tipo de construção, com a devida autorização, também será responsável por deixar o local limpo e organizado, não podendo acumular materiais nas vias de acesso e nem o preparo de matérias para construção dentro do espaço do cemitério. O lembrete é feito a fim de não ocorrer novamente situações similares as recentes que danificaram outras estruturas e as vias do cemitério (fotos na publicação). 

Por fim, ainda é previsto em lei que as construções nos cemitérios só poderão ser iniciadas com prazo de término que antecedem o dia 27 de outubro. O motivo é zelar para que não haja sujeira no Dia de Finados, para não prejudicar quem reserva esta data para visitar as sepulturas de seus entes queridos.

Publicado no dia 11/10/2018 por Gian Cristiano Wagner.